Central de atendimento: (48) 3338-0065 (48) 98826-0766 CLIQUE PARA ACESSAR OS EXAMES

Você sabia que é importante que a solicitação de radiografia interproximal inclua a região de molares e pré-molares?

Entenda porque...

A radiografia interproximal é o método de escolha para o diagnóstico de lesões de cárie. O objetivo desta radiografia é separar as faces proximais (mesial e distal) dos dentes posteriores, sem sobreposições entre eles. Para alcançar esse objetivo, recomenda-se que seja solicitado, para avaliação de um mesmo lado (direito ou esquerdo), interproximais de molares e pré-molares, e não somente de molares OU de pré-molares, pois UMA radiografia (região) complementará a outra.

Isso se deve à angulação que os dentes assumem nas arcadas, ou seja, como nossa arcada dentária é curva, a angulação horizontal de incidência do feixe de raios X para separação dos molares superiores e inferiores normalmente é diferente, isso também acontece na região de pré-molares. Na grande maioria dos pacientes, a angulação horizontal usada para separação das faces proximais dos pré-molares superiores permite a visualização e separação das faces proximais dos molares superiores, sendo necessário que ambas as radiografias sejam realizadas. O mesmo acontecendo na região inferior. Além disso, como os caninos assumem uma angulação particular na arcada, normalmente a incidência do feixe de raios X para a interface pré-molar/canino também é diferente, necessitando, muitas vezes, de complementação para a separação de todos os dentes.

Isso pode significar um total de 6 a 8 radiografias para avaliação de ambos os lados da arcada para que haja a separação de todas a faces interproximais.

Nós da Radimagem Digital realizamos, normalmente, radiografias interproximais complementares (sem custos adicionais para os pacientes), obtendo um exame completo para um diagnóstico adequado.

por Dra. Caroline Zimmermann e Dra. Michella D. Zastrow

A Radimagem Digital é uma empresa de diagnóstico odontológico por imagem com equipamentos de última geração e equipe qualificada.


UNIDADE NORTE
R José Carlos Daux, 5500 sl 414 Jurerê B Square Corporate Saco Grande - Florianópolis/SC
UNIDADE TRINDADE
Rua Lauro Linhares, 2010, Ed. São Francisco Torre A Sala 813 (prédio do Supermercado Imperatriz) - Trindade, Florianópolis - SC, 88036-002
Horário de Atendimento

TRINDADE: De seg a sex das 8h30min às 18h30min
Sábados das 9h às 13h
NORTE: De seg a sex das 9:00 às 12:30 e das 13:30 às 18h00
(48) 3338-0065 - (48) 98826-0766
Redes Sociais